de que forma podemos mudar a realidade da falta de ética, tanto em nossa vida pessoal, como em nossa postura profissional? (2022)

Francisca

Pessoal, alguém sabe a resposta?

obtenha de que forma podemos mudar a realidade da falta de ética, tanto em nossa vida pessoal, como em nossa postura profissional? deste site.

Ética profissional: importância, exemplos e como desenvolver

Você sabe o que é ética profissional? Neste artigo, vamos mostrar o que ela é, qual a sua importância e dar exemplos de como você pode desenvolvê-la!

de que forma podemos mudar a realidade da falta de ética, tanto em nossa vida pessoal, como em nossa postura profissional? (1)

Ética profissional: importância, exemplos e como desenvolver

EAD PUC GOIÁS | 20 de Maio de 2021 |10 min de leitura

SAIBA MAIS EAD PUC GOIÁS

Tag: Mercado de Trabalho

Ética profissional é um assunto que deve ser amplamente discutido no mercado de trabalho.

Ser um profissional pautado por princípios éticos certamente vai render bons frutos. Contudo, você sabe quais são esses princípios? E mais: qual a importância de cada um deles?

Confira o que é a ética profissional, alguns exemplos e como desenvolvê-la.

Neste artigo, você vai conferir:

O que é a ética profissional?

O que são os códigos de Ética Profissionais?

Qual a importância da ética profissional?

Qual a diferença entre ética e moral?

Dicas para ter uma postura ética no seu trabalho: Guia do sucesso

Conclusão

(Video) ETIQUETA PROFISSIONAL - COMO SE COMPORTAR DE FORMA PROFISSIONAL | CANAL DO COACHING

de que forma podemos mudar a realidade da falta de ética, tanto em nossa vida pessoal, como em nossa postura profissional? (2)

O que é a ética profissional?

A ética profissional refere-se a princípios que regem o comportamento de um trabalhador e da sua equipe no ambiente de trabalho.

São “caminhos” de como uma pessoa deve agir em relação a outras pessoas e instituições, incluindo a própria empresa onde trabalha.

Todos os integrantes de determinado time vão usar dos mesmos princípios éticos profissionais, mesmo que cada um possua valores próprios.

Geralmente, esses princípios são reunidos no chamado “Código de Ética Profissional”. Cada profissão tem o seu próprio Código.

Há, no entendo, princípios éticos universais que se aplicam a todas as profissões. Como a honestidade e o respeito.

Exemplos de atitudes que demonstram ética profissional

Quando você demonstra atitudes éticas dentro do seu ambiente de trabalho, um contrato de “confiabilidade” é criado entre você e o seu empregador, pois fica nítido o seu profissionalismo.

Confira alguns exemplos de atitudes éticas:

Responsabilidade para saber gerar seu próprio trabalho e cumprindo os prazos estabelecidos. Muitas vezes, para um trabalho em grupo funcionar bem, é preciso que todos façam a sua parte dentro do prazo;

Gerenciamento de tempo para cumprir prazos, marcar compromissos ou reuniões e, ainda, chegar pontualmente no ambiente de trabalho para iniciar o expediente;Disciplina para gerenciar o seu tempo e ter foco para desenvolver as tarefas solicitadas;Confiabilidade para manter em sigilo informações confidenciais da empresa;Honestidade para ser verdadeiro com os colegas e os gerentes, informando sobre eventuais problemas e reconhecendo os erros, quando for necessário;Trabalho em equipe para conviver com os colegas e manter uma comunicação eficiente;Respeito nas relações interpessoais, utilizando o bom senso e nunca apelar para a violência.

>>> Leia também: O que são competências, importância e dicas

Ética da Empresa com os colaboradores

Da mesma forma que os colaboradores possuem “compromissos éticos” com a empresa que trabalham, as empresas também precisam desenvolver essa relação com os seus colaboradores.

É compromisso da empresa:

Garantir que as regras e regulamentos sejam iguais para todos, independente do cargo;Comunicar as políticas internas de forma clara e transparente para os colaboradores;Tratar todos os funcionários com respeito e cordialidade;Assegurar o direito de férias e respeitar os momentos de descanso (folgas / finais de semana / feriados);Atribuir responsabilidades conforme o cargo e a experiência do colaborador;Pagar a remuneração e os benefícios em dia;Cumprir os direitos trabalhistas previstos pela Constituição Brasileira e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

>>> Leia também: Como ser um bom líder de equipe

O que são os códigos de Ética Profissionais?

Os códigos de ética tem como objetivo fixar a forma pela qual determinada classe deve conduzir o seu exercício profissional, estabelecendo deveres e valores. Em suma são “normas que servem como padrão de conduta “.

Além disso, servem para “nortear” a sociedade sobre o que elas devem esperar e exigir de determinada profissão. Por exemplo, um advogado não pode prejudicar seu cliente, um médico não pode debilitar a saúde de um paciente e um jornalista deve prezar pelo relato da verdade, sem mentir.

Vale ressaltar que um código profissional não é uma lista de verificação do certo ou errado, mas sim um guia para auxiliar na tomada de decisão.

(Video) Saiba como a postura nas redes sociais pode influenciar a vida profissional

Os códigos de conduta profissional oferecem benefícios para:

construir uma relação de confiança com a sociedade;

proporcionar transparência na relação entre profissional e cliente;

entender as práticas de determinada profissão.

Exemplos de Códigos de Ética Profissional

Para exemplificar, trouxemos três Códigos Profissionais de profissões distintas: Administração, Educação Física e Pedagogia. Confira:

Administração

São algunsdeveres do administrador, estipulados no Código de Ética Profissional:

I - exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional, atuando como empregado, funcionário público ou profissional liberal;

Fonte : ead.pucgoias.edu.br

A importância do comportamento ético em nossa vida

“O homem é naturalmente um animal político, destinado a viver em sociedade, e que aquele que, por instinto, e não porque qualquer circunstância o inibe, deixa d...

de que forma podemos mudar a realidade da falta de ética, tanto em nossa vida pessoal, como em nossa postura profissional? (3)

Ana Nicolau 14/09/2016

A importância do comportamento ético em nossa vida

A importância do comportamento ético em nossa vida “O homem é naturalmente um animal político, destinado a viver em sociedade, e que aquele que, por instinto, e não porque qualquer circunstância o inibe, deixa de fazer parte de uma cidade, é um ser vil ou superior ao homem”. (Aristóteles,1966).

Nos dias de hoje, jornais, revistas, programas de televisão, redes sociais e em bate-papos com amigos é bastante comum tratarmos da importância de uma “sociedade mais ética”. Este debate é amplo e perpassa por atitudes que vão desde a área política, pesquisas, relações pessoais, postura das empresas e uma infinidade de outros temas. Com isso, surgem alguns questionamentos: Por que a ética é tão importante na minha vida? Vale à pena desfazer uma amizade por causa de conflitos de opinião? O que eu ganho tendo uma postura ética?

Para respondermos estas perguntas, devemos partir da premissa de que o princípio fundamental da ética é fazer bem aos outros. Desde os primeiros pensamentos filosóficos de Sócrates e Platão, a ética esteve interligada ao sentido do bem, da virtude, do valor dos indivíduos, da educação para a justiça e da busca por uma sociedade mais justa.

Ao nascer, já nos deparamos com regras de comportamento. Em nossas famílias, aprendemos as primeiras lições de valores morais com nossos pais. Cada indivíduo possui cultura, costumes e características distintas. Consequentemente, o lugar em que vivemos, possui uma grande variedade de pessoas com as mais distintas particularidades. O sucesso do relacionamento social está ligado às nossas escolhas e atitudes. Não é suficiente somente conviver, temos que aceitar e respeitar as diferenças de todos os grupos que fazem parte da sociedade.

Em nosso país, ouvimos muito falar no “jeitinho brasileiro”. Este dito popular busca justificar atitudes antiéticas que são contrárias à cidadania. É importante ressaltar que atos simples como jogar lixo no chão, não respeitar filas, estacionar em vagas exclusivas, entre outros, são mais do que “falta de educação”, estas atitudes invadem o espaço coletivo e ultrapassam o limite da individualidade, portanto, são atitudes antiéticas. Quando os princípios éticos são seguidos, acontece uma convivência mais harmônica na sociedade.

Cortella (2008) afirma que quando temos dúvidas de como agir, em determinada situação, devemos pensar nas respostas de três dilemas éticos, sendo: Devo? Quero? Posso? Existem determinadas coisas que a pessoa deve fazer, mas não quer, outras ela quer, mas não pode, além das que ela pode, mas não deve. Tais dilemas éticos respondem se a ação está ligada ao individualismo extremo e se os valores morais serão preservados ao realizar o ato. Temos a liberdade para fazermos muitas coisas na vida, mas o nosso comportamento sempre deve ser regido pelos princípios da ética. Devemos considerar de que maneira a ação tomada irá impactar na vida dos demais indivíduos da sociedade.

O atual panorama político do Brasil, afetou vários aspectos da vida cotidiana da população. Além da recessão, inflação e desemprego, incluímos o término de algumas relações sociais. Em decorrência do avanço da crise econômica, houve o aumento de manifestações contra e a favor do governo e de partidos políticos, com isso, algumas amizades virtuais e reais foram abaladas ou rompidas. O fato de “deixar de ser amigos”, por divergência de opinião e de princípios morais entre as partes envolvidas, é algo muito preocupante. Conversas equilibradas são importantes e necessárias, a partir do momento, em que as opiniões divergentes sejam respeitadas e que as colocações dos argumentos contrários, deixe de lado aspectos pessoais dos envolvidos.

(Video) Parte 5 - O Poder da Autorresponsabilidade

A forma com que o indivíduo age em sociedade, determina se ele é uma pessoa ética ou antiética. A pessoa é considerada ética quando possui um modo de viver considerado socialmente bom. Para que tenhamos um convívio social harmonioso é imprescindível respeitarmos certas normas preestabelecidas pela sociedade na qual estamos inseridos.

O comportamento ético é esperado tanto na vida pessoal, quanto na profissional. A postura ética é considerada, atualmente, como um dos quesitos mais importantes para quem almeja o sucesso profissional As escolhas feitas pelos indivíduos definem o sucesso ou o fracasso da imagem da pessoa no mercado de trabalho. Maus hábitos ou escolhas impensadas podem aniquilar ou edificar qualquer imagem profissional.

O local de trabalho é o espaço em que convivemos em sociedade durante a maior parte do dia. Logo, é considerado um dos ambientes onde os valores morais dos indivíduos são modificados. Hoje em dia, as empresas percebem que o comportamento ético é um extraordinário fator de competividade mercadológica. Percebemos a crescente preocupação com a adoção de modelos éticos organizacionais. Com isso, os profissionais também são analisados a partir de sua conduta e ações praticadas por eles dentro e fora das empresas. A ética, em um ambiente organizacional, sustenta o bom relacionamento entre empregados e a sociedade, em geral, além de tornar o ambiente mais agradável, produtivo e com maior valor no mercado.

A credibilidade das empresas é resultante do exercício eficaz de valores como: integridade, transparência e consideração com seus públicos de interesse. Quando ponderamos a respeito de uma “empresa ética”, acreditamos que as pessoas que trabalham no local são éticas e buscam a excelência. Os valores e princípios selecionados pelos gestores, atualmente, seguem a tendência de direcionar a cultura da organização para um sentido voltado à ética, ou seja, as organizações esperam que seus empregados apresentem conduta responsável tanto com o público interno quanto com o externo.

Fonte : administradores.com.br

Ética profissional: veja as atitudes que compõem no ambiente de trabalho!

Entenda o conceito de ética, qual a importância e quais as atitudes que compõem a ética profissional e como desenvolver no trabalho!

de que forma podemos mudar a realidade da falta de ética, tanto em nossa vida pessoal, como em nossa postura profissional? (4)

Veja algumas dicas para ter ética profissional no trabalho e entenda qual é sua importância!

Por Redator PontoTel / 5 de outubro de 2021

de que forma podemos mudar a realidade da falta de ética, tanto em nossa vida pessoal, como em nossa postura profissional? (5)

A ética profissional é uma junção de normas, valores e comportamentos pessoais, que está concentrada nos padrões, regras e hierarquia da empresa. Possuí-la significa benefícios diretos para o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.

Essa é uma das qualidades mais valiosas do mercado, chegando a ser uma competência comparável a qualquer conhecimento técnico.

É por meio da ética no ambiente de trabalho e da boa conduta dos profissionais que a empresa pode crescer de forma saudável. O relacionamento é aprimorado e benefícios imediatos podem ser percebidos no dia a dia de trabalho, como aumento da produtividade e trabalho colaborativo.

Pensando nisso, neste artigo explicaremos o conceito de ética, quais são as atitudes que compõem a ética no ambiente de trabalho e daremos dicas para desenvolver a ética profissional na sua empresa. Veja os tópicos que abordaremos a seguir:

Ética: conceito

O que é a Ética Profissional?

Quais são as atitudes que compõem a ética no ambiente de trabalho?

Qual é a importância da ética profissional?

O que a falta de ética profissional pode causar no trabalho?

(Video) CONFIRA! Astrologia, Política e Eleições. Por Carlos Harmitt. Bate-papo!

Dicas para desenvolver a ética profissional

Vamos lá!

de que forma podemos mudar a realidade da falta de ética, tanto em nossa vida pessoal, como em nossa postura profissional? (6)

Ética: conceito

O conceito de ética conduz a questionamentos filosóficos questionando nossos estilos de vida morais e sociais. Sem nunca recorrer ao bom senso, é uma determinação moderada do que seria certo ou errado para as pessoas. Para explicar a fronteira entre o bem e o mal, a ética inclui a moralidade e busca a convivência saudável em todas as relações humanas.

Por meio da ética, conseguimos refletir sobre a essência que envolve os valores e princípios que compõem a moral. Em suma, temos um mecanismo para entender o sentido da vida humana e os pilares do conceito de bem e mal. Quando estudamos os princípios éticos, descobrimos as responsabilidades humanas, aquelas que mudam o cenário de nossa sociedade.

Embora existam regras para conviver bem em sociedade, também existem explicações sobre o certo e o errado. Cada um de nós deve ter em mente nosso impacto no ambiente e as transformações que se seguem.

O que é a Ética Profissional?

de que forma podemos mudar a realidade da falta de ética, tanto em nossa vida pessoal, como em nossa postura profissional? (7)

A definição de ética profissional refere-se aos fundamentos que norteiam a conduta dos trabalhadores e de suas equipes em uma empresa. Eles fornecem orientações sobre como lidar com outras pessoas e instituições, incluindo a empresa onde trabalha.

Todos os membros de uma determinada equipe devem seguir os mesmos princípios de ética profissional, mesmo que todos tenham seus próprios valores. No entanto, existem princípios éticos universais que se aplicam a todas as profissões, como honestidade e respeito.

Normalmente, esses princípios são agrupados no chamado “Código de Ética Profissional” e cada profissão tem suas próprias regras.

Quais são as atitudes que compõem a ética no ambiente de trabalho?

Além de participar do debate e ler o conteúdo do código de ética profissional, algumas medidas preventivas também têm grande impacto no estabelecimento da ética profissional. Separamos os principais para você da seguinte forma:

Responsabilidade

Assuma a responsabilidade de saber gerar seu próprio trabalho e cumprir os prazos estabelecidos. Normalmente, para que a equipe funcione bem, todos precisam concluir seu trabalho no prazo.

Disciplina

Se houver disciplina, será possível cumprir todas as tarefas que se propôs a fazer em muito menos tempo, sem atrapalhar o trabalho de ninguém e manter as suas demandas em ordem.

Honestidade

No trabalho, a honestidade é vista como o valor básico para construir uma carreira de sucesso. É por isso que é importante ser honesto com colegas e gestores, relatar quaisquer problemas e admitir erros quando necessário.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é um dos fatores de sucesso organizacional, pois a ação coletiva pode melhorar o desempenho dos funcionários e ajudar a construir um legado colaborativo. O importante é melhorar a convivência dos colegas e manter uma comunicação eficaz.

Desenvolvimento de Soft Skills

Empatia, escuta e inteligência emocional são habilidades bem recebidas no mercado. Procure aprimorar essas soft skills por meio de cursos e palestras, e todos os dias quando se deparar com pequenos contratempos.

Qual é a importância da ética profissional?

de que forma podemos mudar a realidade da falta de ética, tanto em nossa vida pessoal, como em nossa postura profissional? (8)

A ética no ambiente profissional ajuda a garantir o bom andamento das atividades e é propícia à criação de um clima organizacional saudável e harmonioso. Desta forma, estabelece-se mais confiança entre os colaboradores, o que contribui para aumentar a produtividade.

(Video) Os Fundamentos Éticos do Serviço Social

Fonte : www.pontotel.com.br

FAQs

Como podemos mudar a falta de ética? ›

Para isso, é fundamental haver regras claras e definidas, comunicadas por meios eficientes e confiáveis e fóruns para debate, além da adoção de balanço de consequências.

Qual a importância da ética na vida pessoal e profissional? ›

Qual é a importância da ética profissional? A ética no ambiente profissional ajuda a garantir o bom andamento das atividades e é propícia à criação de um clima organizacional saudável e harmonioso. Desta forma, estabelece-se mais confiança entre os colaboradores, o que contribui para aumentar a produtividade.

Como conseguimos levar a ética para dentro de nossa vida profissional? ›

Como adotar um comportamento ético no trabalho?
  1. Aja com educação e respeito. ...
  2. Respeite a confidencialidade. ...
  3. Seja confiável. ...
  4. Tenha autocrítica. ...
  5. Seja honesto. ...
  6. Reconheça o mérito do outro. ...
  7. Seja discreto. ...
  8. Evite reclamações e críticas.

O que é ética profissional quais comportamentos são considerados Anti-éticos dentro de uma organização como ser um profissional ético? ›

Assim, em uma empresa, é preciso observar de perto qualquer comportamento antiético que, mesmo institucionalizado, possa colocar em risco a convivência e o funcionamento da organização. Mentiras, fofocas, boatos, preconceitos, assédio sexual e moral são apenas algumas manifestações da falta de ética.

É possível ser ético na vida e não na vida profissional? ›

Por fim, podemos concluir que sim, é possível ter condutas éticas em uma esfera e condutas não éticas em outra, porém tal postura além de não sustentável ao longo prazo para o indivíduo, representa para a organização que mantém um profissional assim, um risco de imagem iminente.

O que devo fazer no cotidiano da nossa vida profissional? ›

Um dos pilares para ser um profissional ético e que preze pela moral e boa convivência é saber reconhecer e enaltecer o trabalho do colega. Afinal, em uma empresa, cada colaborador tem os pontos fortes e suas habilidades.

O que e ética na vida pessoal? ›

Podemos dizer que a ética pessoal corresponde aos valores, à forma de pensar e agir de uma pessoa em relação ao trabalho, à vida, ao mundo e as pessoas à sua volta também. Estes preceitos são à base de suas ações, de seus comportamentos, pois guiam suas atitudes em todas as circunstâncias.

Quais são as principais atitudes para demonstrar ética profissional? ›

Os valores de um indivíduo podem ser definidos como ações e atitudes que uma pessoa realiza em seu dia a dia. Sendo assim, a ética profissional preza por colaboradores que tenham bons valores pessoais, como respeito, devoção, empatia e dedicação.

Qual e a importância da ética nas relações humanas? ›

Ética nas Relações Sociais

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. A forma de agir em sociedade determina o comportamento do indivíduo como ético ou antiético.

Que atitudes éticas podemos praticar para viver melhor em sociedade? ›

O Portal A Crítica separou 10 exemplos de atitudes éticas: Educação e respeito com o próximo; cooperação e atitudes que visam à ajuda aos outros; divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades de alguém; respeito à hierarquia dentro do ambiente de trabalho ou religioso; buscar crescimento ...

Quais são as atitudes éticas que o ser humano precisa ter para viver em sociedade? ›

Conheça agora alguns destes valores.
  1. Respeito. O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. ...
  2. Honestidade. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ...
  3. Humildade. ...
  4. Empatia. ...
  5. Senso de justiça. ...
  6. Educação. ...
  7. Solidariedade. ...
  8. Ética.

Como agir com ética na sociedade? ›

A Ética leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Logo, para ser ético é preciso aprender a ser cidadão, aprender a agir com respeito, honestidade, responsabilidade, lealdade, solidariedade, justiça e não violência.

Quais as consequências da falta de ética na sociedade? ›

A falta de ética mais prejudica a quem tem menos poder (menos poder econômico, menos poder cultural, menos poder político). A transgressão aos princípios éticos acontece sempre que há desigualdade e injustiças na forma de exercer o poder. Isso acentua ainda mais a desigualdade e a injustiça.

Como melhorar a falta de profissionalismo? ›

6 atitudes que demonstram profissionalismo e abrem portas
  1. 1 1. Vista-se apropriadamente para ocasião.
  2. 2 2. Respeite a fala dos outros, mesmo que não concorde.
  3. 3 3. Saiba se posicionar como referência.
  4. 4 4. Busque as melhores soluções.
  5. 5 5. Aprenda a trabalhar em equipe.
  6. 6 6. Separe a vida pessoal da profissional.
2 Dec 2019

O que é uma pessoa com falta de ética? ›

Significado de falta de ética: Falta de educação, libertinagem.

O que eu posso fazer para mudar a sociedade? ›

Participação mais mudança política

Algumas vezes, o comportamento benéfico pode se espalhar demais. Em alguns casos, a disseminação do comportamento para além dos grupos com políticas de apoio pode reduzir seu sucesso percebido e retardar a disseminação da política, limitando assim a mudança social benéfica em geral.

O que é falta de ética exemplos? ›

Antiético: exemplos

O comportamento antiético pode ferir a integridade de pessoas, organizações e da sociedade, alguns exemplos de comportamento antiético são: Mentir, difamar ou inflamar informações sobre alguém ou sobre situações.

O que é uma pessoa com falta de ética? ›

Significado de falta de ética: Falta de educação, libertinagem.

Onde a ética está fazendo mais falta atualmente e por quê? ›

São frequentes as queixas sobre falta de ética na sociedade, na política, na indústria e até mesmo nos meios esportivos, culturais e religiosos. A sociedade contemporânea valoriza comportamentos que praticamente excluem qualquer possibilidade de cultivo de relações éticas.

O que podemos fazer para melhorar o mundo em que vivemos? ›

Como tornar o mundo um lugar melhor?
  1. Plante, pelo menos, uma árvore. ...
  2. Cuide do seu próprio lixo. ...
  3. Evite o desperdício. ...
  4. Pense e repense antes de comprar. ...
  5. Cuide das pessoas e dos animais. ...
  6. Vote consciente, acompanhe e cobre ações dos candidatos. ...
  7. Economize água e energia. ...
  8. Cuide do local onde você mora.
31 Dec 2020

São as pequenas atitudes que podem mudar o mundo? ›

Pequenos gestos que podem mudar o mundo
  1. Diga não ao desperdício de alimentos.
  2. Seja um consumidor consciente.
  3. Tenha um estilo de vida sustentável.
  4. Seja um voluntário.
  5. Cuide do meio ambiente para mudar o mundo.
  6. Pratique a empatia para mudar o mundo.
  7. Seja um doador de sangue.

Quais as consequências da falta de ética na sociedade? ›

A falta de ética mais prejudica a quem tem menos poder (menos poder econômico, menos poder cultural, menos poder político). A transgressão aos princípios éticos acontece sempre que há desigualdade e injustiças na forma de exercer o poder. Isso acentua ainda mais a desigualdade e a injustiça.

Qual é a finalidade da ética dentro de uma sociedade? ›

Logo, a função da Ética é investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo de sua existência, visando a fixação de comportamentos “básicos” para diminuir o nível de conflitos morais dentro dos diversos setores da sociedade.

Quais as consequências quando a falta de ética no trabalho? ›

Uma pessoa antiética é capaz de compartilhar informações sigilosas da empresa, causar intrigas no trabalho para ganhar uma promoção e, até mesmo, atrapalhar negociações para se dar bem financeiramente.

Quais são as atitudes éticas? ›

O Portal A Crítica separou 10 exemplos de atitudes éticas: Educação e respeito com o próximo; cooperação e atitudes que visam à ajuda aos outros; divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades de alguém; respeito à hierarquia dentro do ambiente de trabalho ou religioso; buscar crescimento ...

Como podemos aplicar a ética na escola? ›

Algumas atitudes são imprescindíveis:
  1. Respeitar a diversidade existente em sala de aula;
  2. Motivar a aprendizagem;
  3. Inovar para que as aulas sejam sempre criativas;
  4. Tratar os alunos de forma ética sem privilegiar ou rotular;
  5. Dar o exemplo a ser seguido;
  6. Ter uma postura ética ao falar com os alunos;

Como separar a moral da ética exemplos? ›

Situações ilícitas como roubar ou matar, são, por lei, passíveis de punição e, moralmente falando, não condizem com os bons valores e costumes da sociedade. Portanto, cometer atos ilícitos como roubar e matar são considerados pela ética e pela moral ações que possuem punições, sejam elas éticas legais ou morais.

Videos

1. Ética Profissional e Cidadania Aula 4 - A ética na reflexão contemporânea: relações humanas ...
(IFRO Campus Porto Velho Zona Norte - EaD)
2. 5/5 Finding Freedom. [PT] Zoom 03.2022
(James Low - Dzogchen and Buddhist Teachings)
3. Mario Sergio Cortella - Como ser o melhor profissional do mundo
(Canal do Cortella)
4. A importância do temperamento no autoconhecimento
(GRH Fatec Franca)
5. Comportamento Profissional e sua importância.
(Ynglety Barros)
6. ÉTICA E MORAL | Palestra Diogo Xavier
(Diogo Xavier)

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Catherine Tremblay

Last Updated: 09/24/2022

Views: 6024

Rating: 4.7 / 5 (47 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Catherine Tremblay

Birthday: 1999-09-23

Address: Suite 461 73643 Sherril Loaf, Dickinsonland, AZ 47941-2379

Phone: +2678139151039

Job: International Administration Supervisor

Hobby: Dowsing, Snowboarding, Rowing, Beekeeping, Calligraphy, Shooting, Air sports

Introduction: My name is Catherine Tremblay, I am a precious, perfect, tasty, enthusiastic, inexpensive, vast, kind person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.